8 de fevereiro de 2012

Wunderlist para Android não é mais feito com Titanium

A notícia não é recente, mas trazê-la à tona pode render uma boa troca de ideias. Vamos lá.

O Wunderlist, uma ferramenta de produtividade com versão para iPhone, iPad, Android, Windows e MacOS sempre foi um dos cases de maior sucesso do Titanium. Todas as versões mobile eram feitas com o Titanium Mobile e as desktop com o Tianium Desktop. Mas desde setembro passado, os desenvolvedores abandonaram o Titanium para a versão Android (apenas) e terceirizaram o desenvolvimento de uma app inteiramente nativa, feita em Java.

Isso é ruim para a Appcelerator? Em parte sim, mas não para nós desenvolvedores. Logo depois da notícia de a 6Wunderkinder (que faz o Wunderlist) ter abandonado Titanium na sua app Android (apenas), a Appcelerator anunciou o futuro lançamento do suporte à engine V8, que já está entre nós com a versão 1.8 do SDK. Desde então o trabalho no Titanium para Android acelerou um bocado, ainda que não possamos considerar a plataforma uma maravilha para quem desenvolve para Android.

Será que a 6Wunderkinder poderia ter continuado com versão Titanium da sua app Android? Provavelmente sim, mas como dinheiro aparentemente deixou de ser problema para eles, não havia motivo para continuarem com o Titanium e suas instabilidades no Android (que eram muito mais evidentes no ano passado), quando poderiam desenvolver uma app inteiramente nativa que pudesse explorar o máximo do Android.

A decisão da 6Wunderkinder nos lembra que não há bala de prata. Se seus recursos (tempo, dinheiro, pessoas) não são escassos, ter equipes de desenvolvimento independentes por plataforma (uma para iOS, outra Android) pode ser a melhor forma de criar suas apps. Se esse não é o seu caso (e não é o meu), manter uma única base de código compartilhada entre as versões iOS e Android da sua app e aproveitar seus conhecimentos em JavaScript (algo comum para quem é ou já foi desenvolvedor web) podem ser bons motivos para usar Titanium.

Outra notícia recente é que o Titanium Desktop está deixando de ser um produto mantido pela Appcelerator. Ele será mantido por uma comunidade independente, mas terá o apoio da Appcelerator. Apesar de a notícia não ser das melhores para quem usava o Titanium Desktop (o que inclui a 6Wunderkinder), os desenvolvedores que usam o Titanium Mobile têm um motivo para se animar: a Appcelerator agora pode trabalhar com mais foco no seu carro chefe, o Titanium Mobile.

Continuo otimista, aguardando novidades cada vez melhores para quem usa Titanium Mobile.

E você, tem algo a dizer?

Nenhum comentário: