17 de abril de 2012

Titanium 2.0 e Appcelerator Cloud Services estão entre nós!

A Appcelerator disponibilizou nessa manhã o Titanium SDK 2.0.1, uma atualização do Titanium Studio e o aguardado Appcelerator Cloud Services (ACS). O ACS é fruto da recente aquisição do CocoaFish, um serviço na nuvem que oferecia backend para apps móveis. Essas novidades são um marco importante para a Appcelerator tanto no que diz respeito ao SDK quanto à inteira plataforma.

O SDK sofreu algumas alterações, especialmente na parte de UI, visando uniformizar alguns comportamentos entre as plataformas suportadas (iOS, Android e Mobile Web). Isso gerou pequenas quebras de compatibilidade e algumas mudanças de comportamento.

Dentre o que há de mais importante que você precisa saber, a palavra-chave 'auto', usada nas propriedades height e width de views será deprecada em versões futuras. Seu uso deve ser substituído por Titanium.UI.FILL se você quiser que a view ocupe toda a área disponível ou Titanium.UI.SIZE para que ela ocupe apenas o tamanho necessário para exibir seu conteúdo. Você pode verificar todas as mudanças relacionadas a layout em Titanium 2.0 Layout Changes.

Quanto ao ACS, ele vem preencher uma lacuna que faltava na plataforma da Appcelerator. A Appcelerator oferecia uma solução multiplataforma para apps móveis, mas os desenvolvedores ainda precisavam recorrer a soluções de outros fornecedores para lidar com coisas como armazenamento na nuvem, notificações push, compartilhamento de fotos etc. Serviços como Parse e StackMob eram a alternativa, mas agora não apenas a infraestrutura mobile, mas também a infra na nuvem podem estar sob o guarda-chuva da Appcelerator com o ACS.

Imagino que a Appcelerator já tenha ampliado bastante sua plataforma em largura e agora seja o momento de trabalhar em profundidade. Muitas melhorias tem sido feitas, mas ainda há bastante margem para melhora. O futuro parece promissor, vamos esperar pra ver.

Para mais informações, veja o Release Notes.